PREVENÇÃO

Desde de que foi fundada a ONG SOS Dental trabalha fortemente com aplicação de flúor pois acredita ser uma forma prática de prevenção à cáries com resultado eficaz e duradouro. Em declaração oficial, alguns especialistas mundiais expressaram sua preocupação com a crescente disparidade na saúde oral e a falta de avanço no combate mundial contra a cárie dental, principalmente em populações de baixa renda.

De acordo com o dr. Poul Erik Petersen, diretor do Conselho de Saúde Oral da Organização Mundial de Saúde, a prevenção por meio da utilização de flúor é a única maneira realista de reduzir a aflição das populações. Os benefícios do flúor para a prevenção e controle de cáries dentais são conhecidos pela comunidade científica e de saúde pública há mais de 60 anos.

Enquanto o flúor está largamente disponível em diferentes sistemas de distribuição em muitos países desenvolvidos, é estimado que globalmente apenas 20% da população mundial são beneficiadas pela exposição apropriada ao flúor. (Fonte: www.abo.org.br).

DISTRIBUIÇÃO

A escovação dos dentes é a forma mais comum de limpá- los, sendo amplamente aceita como um comportamento social desejável pela população dos países industrializados. Porém, alguns cuidados são essenciais para a real promoção da saúde. A escova dental, objeto mais usado e popular para a realização da higiene bucal, pode ser responsável pela introdução de novos microorganismos na cavidade oral, causando doenças sistêmicas ou localizadas, aumentando o risco de cáries e doenças infecciosas, principalmente após os procedimentos de higiene, visto que o uso regular de escova dental pode torná-la contaminada, tornando-a reservatório para a reintrodução de patógenos, o que pode levar a repetidas infecções da boca.

Por essa razão a escova de dente deve ser trocada periodicamente e não deve ser compartilhada, mesmo entre familiares. Com a distribuição de kits de Higiene (compostos por uma escova de dente, uma pasta de dente e um panfleto educativo) a ONG está possibilitando que todos tenham acesso à saúde bucal.

SUSTENTABILIDADE

A água potável é o recurso mineral mais importante para a manutenção da vida na Terra e enfrenta, hoje, escassez em muitas regiões do planeta. Baseado em pesquisas do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), verifica-se que nos próximos 20 anos a média mundial de abastecimento de água per capta será reduzida em um terço. Por esta razão, já estão em desenvolvimento pesquisas para encontrar meios eficazes de reciclagem da água e o seu reaproveitamento é estimulado por campanhas públicas e até mesmo por legislações específicas. Com este cenário em mente a ONG SOS Dental desenvolveu uma tecnologia de reutilização de água em consultórios odontológicos. Esta tecnologia está atualmente sendo avaliada por órgãos de competência adequados e em breve estará disponível para utilização.

AJUDE NOSSA ONG

Sua doação contribui para melhora da qualidade de vida de crianças e adultos moradores de áreas carentes e ajuda a reescrever a histórias destes cidadãos.